terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Chamam a isto profissionais?

Sinceramente confesso que o futebol cada vez me alicia menos, e cada vez me interesso menos por um mundo que considero que está a ficar muito "disforme".

Tudo gira sobre o dinheiro (os largos milhões) e cada vez menos sobre o jogo propriamente dito.

Devido a esse facto só ontem reparei numa noticia no mínimo chocante.

Num jogo da Premier Leage, Arsenal vs Birmingham City se não estou em erro, ao fim de três minutos do inicio do jogo, existe uma falta contra um avançado do Arsenal (Eduardo da Silva, brasileiro naturalizado croata) que sinceramente me deixa sem palavras...

Ontem só tinha visto 2 fotos que vinham no jornal de Domingo e achei que a sua natureza era tão gráfica e o resultado tão chocante que mereciam toda a indignação que se levantou de volta do caso.

Numa época em que só se fala sobre o fair-play e profissionalismo no futebol, a meu primeiro pensamento sobre o assunto foi: "Profissional? Só se for profissional de charcutaria pela maneira como partiu a pena..."

O jogador do Arsenal ficou com a tíbia e o perónio partidos, acabando com esta época e muito provavelmente com o inicio da próxima, embora sinceramente, depois de ver mais algumas fotografias do resultado desta falta, tenha as minhas dúvidas sobre a recuperação total deste jogador para o futebol ao mais alto nível...

Hoje depois de uma procura no youtube e ter conseguido ver a jogada em movimento normal (muitos dos vídeos do youtube foram retirados por suposto copyright do Arsenal, este link ainda funciona de momento), a jogada parece tão casual que sinceramente fiquei confuso.

Nota-se a intenção do defesa de parar a jogada ali, com resultados catastróficos infelizmente, mas não me parece (e é só a minha opinião) que haja o intento (como muitas vezes se vê nos estádios portugueses) de parar o jogador adversário a qualquer custo.

Pede-se a irradiação do futebol do jogador que cometeu a falta, eu sou mais de acordo com o que se passou há uns anos entre o Paulinho Santos e o João Vieira Pinto: enquanto o jogador lesionado não voltar à competição o "lesionador" também o não poderá fazer. Se o jogador do Arsenal não puder voltar, então sim irradiação seria uma pena justa...

Fico intrigado sobre o resultado deste caso... Veremos o que as autoridades "futebolísticas" farão, se vão aplicar uma pena dura para tornar este caso como exemplo ou não...

Enfim, mais uma prova que anda tudo janado neste mundo...

Sem comentários: